Você sabe de onde vem o Pilates?
A técnica Pilates tem origem na própria história de seu criador: Joseph Hubertus Pilate. Nascido na Alemanha (Mönchengladbach-1883) interessou-se muito cedo por atividades físicas pelo fato de ter sofrido de algumas doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Mas foi em um campo de concentração, em Lancaster-1914, que a técnica começou a dar seus primeiros passos. Por isso, Joseph foi considerado “inimigo estrangeiro” pelas autoridades britânicas.
Assim sendo, foi exilado e, durante o exílio, aproveitou para fazer as primeiras experiências em corpos alheios ao seu, utilizando molas dos colchões para trabalhar resistência muscular (daí vem a origem das molas nos aparelhos dessa modalidade). O resultado foi incrível: nenhum dos internos que fez parte do seu treinamento se contagiou com a epidemia de influenza que matou milhares de outros colegas internos naquela época.
Mais tarde Joseph vai pra Nova York e aprimora a técnica que hoje chamamos de Pilates, trabalhando a reabilitação e condicionamento físico dos bailarinos do New York City Ballet, de maneira inovadora e eficaz. Desde então passou a desenvolver os primeiros aparelhos e a fundamentação dessa técnica que hoje abrange o mundo todo e Joseph Hubertus Pilates morreu em 1967, aos 83 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Pilates deixou inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos EUA e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo, contribuindo de forma incisiva na melhora da qualidade de vida das pessoas.